13 de out. de 2009

Kegelfest e Festa do Imigrante

Kegelfest, festa nacional do bolão - Rio do Sul

Manter as tradições germânicas, presentes no Alto Vale, através do jogo de bolão, das comidas típicas e do bom chopp, foi o principal objetivo para criação da Kegelfest. A festa nacional do bolão foi criada em 1990 e traz para Rio do Sul há 15 anos bolonistas de todo país. A idéia dos idealizadores era também de atrair os turistas que visitavam Santa Catarina para prestigiar as festas de outubro.


Durante várias décadas o bolão foi praticado como principal esporte dentro dos clubes de tradição alemã, que mantiveram a denominação de “Caça e Tiro”, até que se programou uma festa em torno do esporte. O que antes se restringia a comemorações e torneios entre os clubes, passou a ser uma festa promovida pelos clubes de bolão e tiro em conjunto com a Secretaria de Industria e Comércio e Turismo, a primeira, criada na administração do prefeito Nodgi Enéas Pellizzeti, na época o Sr Lotar Dieter Maas, era o responsável pela Secretaria e organização do evento.


Para incentivar a participação, há o concurso de tomadores de Chope no Pino e a Copa Kegelfest de Bolão, envolvendo bolonistas de todo o Sul do Brasil. Os organizadores afirmam que a Kegelfest bate o recorde de consumo de chope por partipante, entre as demais festas típicas de Santa Catarina, em decorrência do esforço físico que o esporte exige. Para compensar, muita comida típica como eisbein (joelho de porco), kassler (chuleta de porco) e marreco recheado com repolho roxo.


Festa do Imigrante - Timbó

A Festa do Imigrante de Timbó, já vem sendo realizada há 17 anos. Criada para resgatar e preservar as tradições germânicas dos habitantes da cidade, oferece durante seis dias a oportunidade de contato com as mais autênticas expressões da herança dos imigrantes alemães, com a música, a dança, o folclore, a gastronomia e o chope.

O evento acontece no Pavilhão Henry Paul, no centro da cidade. Este ano, a festa está direcionada aos 135 anos de fundação do município. O ponto alto das comemorações é o desfile alegórico.

Timbó é uma bela cidade do Vale do Itajaí, conhecida pela preservação da natureza. Possui exuberante vegetação tropical e belos jardins, com destaque para a variedade de orquídeas encontradas em toda a Região.

Enviado por Vilson Stein Junior


Ficou com vontade?
Próximas festas alemãs em Curitiba: