6 de out. de 2009

Enchente de Chopp: festas alemãs de outubro


"Gente, gente, gente,
é a enchente de chopp
onde os homens viram Fritz
e as meninas viram Frida"
Música do Vox 3


Ah, outubro... o mês mais esperado do ano chegou! Agora é festa em todo lugar...


Graças ao casamento da princesa Therese de Sachsen com o príncipe Ludwig da Baviera em 1810, hoje temos a maior festa popular do planeta: a Oktoberfest.


E o melhor de tudo é que ela se espalhou pelo mundo e aqui no Brasil nós temos a honra de ter a maior Oktoberfest fora da Alemanha. A festa de Blumenau começou quinta-feira passada e já teve mais de 140 mil visitantes.


Também tem Oktoberfest em Santa Cruz do Sul, Igrejinha, e aqui no Paraná tem a de Marechal Cândido Rondon e Rolândia.


Mas não só de Oktoberfest vive o homem, obviamente existe muuuuuuitas outras festas alemãs por aí, como a Fenachopp em Joinville, Schützenfest em Jaraguá do Sul, Kegelfest em Rio do Sul, München Fest em Ponta Grossa e muito mais.


É claro que nós não poderíamos deixar de fazer uma festa tipicamente alemã e por isso que em 1961 o Clube Concórdia de Curitiba realizou a sua 1ª Festa da Cerveja, a primeira do Brasil! Bom, gostaria de comentar que foi aí que nasceu o nosso grupo folclórico, mas isso é assunto para outra postagem... De lá pra cá já foram 48 festas, todos os anos, ininterruptamente, sendo classificado como um dos melhores eventos do ano em Curitiba.

Então vamos lá, contagem regressiva para a...




"E delhe chopp, e delhe chopp
Olê, olê, olá
É chopp e dança
Olê, olê, olá"