16 de set de 2009

Frühlingsfest

A primavera é um período muito importante para vários povos antigos, especialmente os germânicos e é celebrada desde muito antes da era cristã. O final do inverno significa vida e fertilidade, tudo floresce e se pode voltar a plantar.

Hoje em dia muitas pessoas mantêm costumes relacionados com a chegada da primavera com festas, comidas, bebidas, danças e “mandingas”. Fazer muito barulho está entre as favoritas dos alemães, seja soando um chicote ou tocando sinos tudo ajuda a espantar os maus espíritos. Acender fogueiras, colocar crucifixos pela casa, sal benzido na soleira da porta e espalhar guirlandas mantêm as bruxas e os demônios do inverno em suas cavernas e assim a primavera pode reinar em paz. No hemisfério norte esse período “coincide” com a Páscoa (que também é uma festa relacionada ao renascimento), mas como a gente está pro lado sul do mundo nós, do folclore Concórdia, puxamos essa festividade para o nosso calendário.

No Brasil a primavera começa por esses dias então lá vamos nós comemorar o fim do inverno com muitas guirlandas de flores e danças, só pra dizer: Winter, ade!


ENSAIO NO PARQUE

Especial de Primavera

Onde: Bosque Alemão, Oratório de Bach.

Quando: 20/09 – a partir das 14:30h*

Nesse ensaio teremos a participação especialíssima das nossas queridas crianças do grupo infantil. Domingo vista seu Dirndl, sua Lederhose, traga flores, os amigos, a família e venha dançar com a gente!


* Em caso de chuva será transferido para 27/09. O evento será confirmado antecipadamente aqui no blog.